Energia Extra

Empresa Especializada em Sistemas de Energia Renovável

Orientações de Produtos

Inversor Grid Tie

 

Inversor Grid Tie
Inversor Grid Tie

Inversores Grid Tie são inversores de corrente utilizados em sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Além da função básica de um inversor ou conversor CC/CA, os inversores para conexão à rede também fazem a sincronização com a rede pública de eletricidade, ou seja, garantem que a energia solar produzida seja fornecida exatamente como aquela que recebemos da rede elétrica.

A função do inversor grid tie é transformar a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos – Corrente Continua (CC) – em energia elétrica na forma convencional que utilizamos, ou seja, Corrente Alternada (CA) 110/220V. Como o sistema fotovoltaico funciona em paralelo com a rede pública, ele também garante que não haja conflitos entre as duas fontes de energia, através de uma precisa sincronização e proteções elétricas necessárias.

Tipos de Inversor Grid Tie:

 

Inversor grid tie Central: 

Recebe energia de vários painéis solares, ligados em série e paralelo, estabilizando com um único otimizador MPPT e fazendo sua função de inversor DC/AC. Há um ganho de custo por utilizar menor número de inversores, porém há menor flexibilidade de projeto e manutenção.

 

Inversor grid tie Central

 

Inversor grid tie Modular: 

Cada inversor recebe uma série ou string e vários inversores são utilizados em paralelo, cada um com seu otimizador MPPT. Essa configuração permite maior flexibilidade, como diferentes orientações para cada string. Além disso, eventuais perdas com defeitos, sujeiras, sombreamentos, etc. são minimizados pois cada série funciona separadamente.

 

Inversor grid tie Modular

 

Inversor grid tie com múltiplos MPPTs: 

Neste caso o sistema fotovoltaico também pode ser modularizado, com um otimizador para cada série (string), porém há um ganho de custo com a utilização de um único inversor, quando comparamos com os inversores modulares. A maioria dos inversores atualmente utilizados possuem múltiplos MPPTs, proporcionando flexibilidade e ganhos de custo

 

Inversor grid tie com Multiplos MPPTs

 

Inversor grid tie com MPPTs individuais:

 Neste caso, os benefícios da modularidade são levados ao extremo e é utilizado um MPPT para cada painel solar fotovoltaico. Ao mesmo tempo que há um aumento de custo, os benefícios também são muitos. Cada MPPT tira o máximo de seu respectivo painel, independente dos outros painéis, reduzindo as perdas por diferença de potencia e degradação com o tempo. Além disso, problemas com um único inversor ou painel, como sombra, sujeira e defeitos, são reduzidos ao máximo devido à individualização.

 

Inversor grid tie MPPTs Individuais

 

Microinversores grid tie: 

É o inversor grid tie com maior individualização onde cada painel recebe um inversor com seu MPPT individual. Neste tipo de inversor, além dos benefícios dos MPPTs individuais, há vantagens por se trabalhar em corrente alternada (CA) proporcionando maior segurança e flexibilidade. Também se reduzem os custos de proteção pois o sistema trabalha todo em CA, dispensando dispositivos CC, geralmente mais caros. Por fim, com uso de microinversores também é possível monitorar cada painel e inversor individualmente, o que possibilita um rápido diagnóstico e correção de eventuais problemas. A contrapartida é o custo, que pode ficar prejudicado para projetos maiores onde um único inversor poderia substituir todos os microinversores.

Saiba mais
*/?>