Energia Extra

REVENDA AUTORIZADA GERADORES HYUNDAI

Orientações de Produtos Você sabe a diferença entre WATTS e VA na hora de dimensionar seu No-Break?

Você sabe a diferença entre WATTS e VA na hora de dimensionar seu No-Break?

nhsHoje estou apresentando um artigo um pouco mais técnico, mas muito importante para quando necessitamos dimensionar corretamente o no-break a ser utilizado em nossas instalações.

Ao dimensionarmos ambientes onde equipamentos eletrônicos serão utilizados, necessitamos dimensionar corretamente qual o No-break apropriado para a proteção destes equipamentos e qual será sua capacidade.

Neste artigo vamos falar da capacidade do no-break. Em breve estarei publicando artigo com os tipos de no-breaks x indicação de uso.

Os equipamentos elétricos / eletrônicos possuem indicação de seu consumo (potência), indicação esta expressa em Watts ou  VA. Normalmente esta indicação está descrita na parte traseira do produto ou no manual que acompanha o produto.

Na imagem acima, mostro alguns no-breaks fabricados pela NHS (onde somos Revenda Autorizada) com a correta indicação de potência em Watts e VA.

Necessitamos então saber o consumo total de energia dos equipamentos que serão alimentados e protegidos pelo no-break, em outras palavras, a potência consumida.

Como fazer  esta soma de potências consumidas, se alguns equipamentos possuem a indicação da potência consumida em Watts e outros em VA ?

Estas duas unidades são similares ou diferentes unidades de medida?

Watts e VA não são unidades similares. O valor da potência em Watts sempre será menor ou igual que o valor correspondente em VA, devido ao “Fator de Potência” (FP).

pot1O Fator de Potência é um número entre 0 e 1 que representa a fração da corrente que provê energia disponível para a carga. Apenas com cargas resistivas puras, por exemplo em filamentos de lâmpadas incandescentes, por exemplo uma lâmpada elétrica, o fator de potência é igual a 1 (um).

Em outros equipamentos, nem toda a corrente disponível consegue ser utilizada euma parte é retornada ou perdida. Esta corrente retornada composta de distorções ou de corrente reativa é devida a natureza das cargas eletrônicas.

pot2Para equipamentos do tipo computadores, o Fator de Potência a ser utilizado deverá estar entre 0,6 e 0,7. Em outras palavras, a potência em Watts para computadores é um valor entre 60% e 70% do valor em VA.

Nas 2 fotos ao lado, realizei a medição do consumo de um equipamento aqui naComputer Solutions. Podemos observar o medidor de potência com a indicação da potência em Watts, 13Watts, correspondendo a potência em VA de 37VA.

Este equipamento possui baixo Fator de Potência, 0,35 ( 13 dividido por 37), possuindo baixo desempenho quanto a sua eficiência.

Os computadores modernos usam componentes (capacitores) na entrada de suas fontes de alimentação (fontes tipo chaveadas), que por suas características de entrada exibem fator de potência entre 0,6 e 0,7, tendendo a 0,6.

Novas tecnologias de fontes de alimentação estão sendo desenvolvidas e introduzidas no mercado (denominadas fontes chaveadas com fator de potência corrigido) de modo a permitir um fator de potência de 1 ou próximo a um.

Um bom fator de potência a ser utilizado para computadores é o fator de 0,65. Com o exemplo que coloco abaixo você entenderá bem o assunto:

Um No-Break de capacidade de 1000VA será capaz de alimentar uma lâmpada de 1000Watts, porém só terá a capacidade de alimentar um computador de consumo de 650Watts.

Porque isto? O fator de potência de uma lâmpada incandescente é de 1 e do computador 0,65.

Para converter Watts em VA, divida o valor em Watts por 0,65.

VA = Watts / 0,65 .

Em alguns equipamentos encontraremos apenas a indicação da tensão de alimentação (Volts – V) e da corrente (Ampére – A) consumida.

Neste caso teremos que calcular a potência, um cálculo simples e rápido:

Potência (VA) = Votagem (V) x Corrente (A)

(O resultado é expresso em VA)

Um exemplo:

Um equipamento que utiliza a rede elétrica de 120Volts e consome 5A terá o consumo de:

Potência = 120×5 = 600VA

Para convertermos este valor para Watts:

Watts = 600×0,65 = 390watts

Neste caso, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA. Assumindo uma margem de segurança de 30% (ou superior), podemos comprar um no-break com capacidade superior a 507Watts ou 780VA .

Atenção especial ao adquirir um No-Break:

No-Breaks com fatores de potência baixos devem ser evitados. De modo a ter certeza de estar comprando um equipamento apropriado para suas necessidades, verifique se as potências em VA e Watts estão indicadas nas embalagens ou especificações dos produtos.

Lembre-se que, por exemplo, um No-Break com indicação de 1000VA terá a capacidade de fornecer 650Watts em equipamento com fator de potência de 0,65; por enquanto que terá a capacidade de fornecer apenas 300Watts em equipamento com fator de potência de 0,3 .

Exija sempre a indicação da potência em VA e Watts.

Saiba mais
*/?>